Música Brasileira, o início do fim?

08:01 / Postado por Raphael Oliveira /

O mundologg aborda vários temas ligados a sociedade, seja ele de interesse e de importancia social ou não. Mas porque falar sobre música num momento tão conturbado de nossa política?

“Não aponte esse dedo sujo para cima de mim. Estou cansado de suas ameaças”, bradou Tasso.

“Esse dedo sujo infelizmente é o de Vossa Excelência. São os dedos dos jatinhos que o Senado pagou”, retrucou Renan.

“O dinheiro é meu, o jatinho é meu. é meu. Não é igual ao que você anda com seus empreiteiros. Coronel, cangaceiro de terceira categoria!”, devolveu Tasso.


Sinceramente, se nem eles tão afim de falar de política, porque eu deveria fazê-lo?

Dando início a este assunto que nem é tão polêmico mas afinal "agente não quer só comida, agente quer comida, diversão e arte".

E chegamos ao ponto crucial deste início de conversa: ARTE

Também não absorva qualquer lixo como arte, como se fosse um pseudo intelectual, cansado de tudo que se ouve no mundo.

Ontem eu li uma reportagem muito boa da revista VEJA, que falava justamente sobre isso, muito bem escrita pelo Sergio Martins, confesso que não o conhecia, mas depois dessa matéria fiquei curioso em conhece-lo melhor. (quem quiser ler a matéria na íntegra AQUI.)

Mas em uma frase ele resume tudo que eu penso sobre determinados tipos de música.

"Na verdade, o pecado capital dos "popularizadores" não está em retalhar obras longas, mas em impingir-lhes arranjos que querem passar por arte elevada. Nesse campo, ninguém supera o violinista holandês André Rieu ou o tenor italiano Andrea Bocelli, que convertem melodias de Beethoven e árias de Verdi em hinos da cafonice."

Por favor aplausos para este cidadão (valeu Sergião!), CUIDADO voce pode estar consumindo gato por lebre.

Continuando esse texto, gostaria de baixar mais o nível desse troço.














(Calma, nem tanto)


O que está acontecendo com a música atualmente?

Antes que venham me apedrajar, eu sei que existe sim música de qualidade sendo feita, mas onde estão aquelas pessoas que cantavam suas músicas preferidas ,com o fervor que se canta um hino militar num momento de guerra, nos tão famosos Festivais de Música Popular Brasileira, ocorridos entre 1965 até 1985, onde cada um escolhia suas músicas e artistas preferidos, onde cada letra tinha um significado tão intenso que cada um se identificava de uma maneira diferente com cada música.














( R . I . P )


E onde está este povo que tinha gosto de ouvir boa música?

Tenho um professor que fala que o povo só consome o que lhe é dado para absorver, se na Tv tem novela, o Brasil é o país das novelas, se só tem Futebol, é a pátria de chuteiras, se só tem Créu, é Créééééu neles.

Me lembro que um dia veio aqui na cidade, um pianista que se não me engano toca com o Roberto Carlos, e estava com um projeto muito bom de música intinerária, chegava armava seu palco numa carreta e fazia seu show, impressionante que bem no horário da novela das oito (com Flora quase matando Donatela, ou vice-versa) aquela praça estava lotada, o povo ouvia clássicos da música instrumental e popular, se mantinham maravilhados.

Não precisou de nenhuma Calcinha preta, branca, rosa...De nenhuma mulher fruta arrebitando as "protuberancias" ou de nenhuma franjinha do lado vestido de preto e cheio de maquiagem no olho chorando as mágoas no palco (aiii assim fico tliste) para que o povo tivesse satisfeito.

Só me resta dar um Adeus à música brasileira...

E pra finalizar vou repetir uma frase que escrevi no segundo post desse blog:

"Gosto é igual a C* cada um tem o seu, e ainda bem que o meu não é o seu"







Marcadores:

7 comentários:

Comment by Itamar (japa) on 12 de agosto de 2009 às 20:28

cara q zona q ta esse senado, sem dúvidas ta foda!!!!!!!!

a música ...tbm ta q tá, como vc disse a TV impõe a nova moda musical, e o pior q o povo vai no embalo sem ao mesmo PENSAR se gosta mesmo disso..é créu na cultura e intelig~encia do povão!!!

abraço!

Anônimo on 12 de agosto de 2009 às 20:35

Naum vou ficar sentado reclamando dos outros
o jogo é duro e medalha é pra poucos



Se ninguem fizer nada vai tudo continuar do jeitom que ta

Comment by Leonhard on 12 de agosto de 2009 às 21:24

Bom, se tratando de MPB, realmente isso está perdido faz tempo aqui. Vivemos numa sociedade conformista faz tempo, e infelizmente até as grandes mentes cansaram.
Mas, para outros estilos, ainda tem algumas boas surgindo. Aí o problema passa para o espaço que esses grupos tem na nossa mídia.
De fato, a música no Brasil sempre foi restrita.

Mas gostei do tema, continua assim!
Um abraço, dê uma olhada no meu blog também!

Comment by Leonardo Araujo on 19 de agosto de 2009 às 22:29

é... a coisa tá feia!

Comment by Raphael Oliveira on 20 de agosto de 2009 às 08:23

é verdade Grow...o pior que nada nos faz acreditar que a coisa melhore...

Comment by Rafa on 23 de agosto de 2009 às 20:52

legal o texto, só poderia por mais imagens ilustrativas!

http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

Comment by Unknown on 26 de agosto de 2009 às 08:03

Tá bom mais acho que a música brasileira desde o seus tempos antigos é um fantasma uma hora tá em alta outras em baixo é amigo a música em si, tem dessas coisas afinal nem tudo agrada todo mundo!!!

Postar um comentário